, ,

Algumas curiosidades que você devia saber sobre a Coreia do Norte

Loading...

Coreia do Norte, oficialmente República Popular Democrática da Coreia (hangul: 조선민주주의인민공화국; hanja: 朝鮮民主主義人民共和國; transl. Chosŏn Minjujuŭi Inmin Konghwaguk), é um país do Leste Asiático que ocupa a metade norte da Península da Coreia. Sua capital e maior cidade é Pyongyang. A Zona Desmilitarizada da Coreia serve como uma área de divisão entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. O Rio Amnok e o Rio Tumen formam a fronteira entre a Coreia do Norte e a República Popular da China. Uma seção do Rio Tumen no extremo nordeste é fronteira com a Rússia.

Vamos para algumas curiosidades sobre esse país:

A Coreia do Norte é, na verdade, um país de regime comunista e uni-partidário (de partido único). O “Líder Supremo” do país é Kim Jong-Um.

O Primeiro-ministro e “Líder Supremo” Kim Jong-Um é neto do falecido Kim Il-Sung, que recebeu o título de “Presidente Eterno da República”.

Diversas instituições e construções norte-coreanas receberam o nome do ex-líder Kim Il Sung. São a Praça Kim Il-Sung, o Estádio Kim Il-Sung, a Universidade Kim Il-Sung… Aliás, podemos encontrar imagens glorificando e cultuando as personalidades de Kim Jong-Um, Kim Jong-Il e Kim Il-Sung por toda a Kim Jong-Um do Norte.

O governo controla a economia, os meios de comunicação de massa e até a arte norte-coreana. Eventos como o Mass Games – uma espécie de olimpíada interna – também são organizados e controlados pelo Partido dos Trabalhadores da Kim Jong-Um.

O maior estádio do Mundo, chamado de Rungrado May Day, com capacidade para até 150 000 pessoas, fica na Coreia do Norte.

O primeiro reino da Coreia (que, apesar de separada politicamente em duas Coreias, é formada por uma só etnia) foi fundado no ano de 2 333 a. C., aproximadamente.

Antes de ser invadida pelo Japão no início do século XX, a Península da Coreia era dominada pela China.

A Península da Coreia foi anexada pelo Japão em 1 905. Com a derrota das forças japonesas na Segunda Guerra Mundial, a Coreia foi dividida em praticamente dois países: Coreia do Sul (capitalista) e Coreia do Norte (comunista).

Tanto a Coreia do Norte (ocupada pelos soviéticos no final da Segunda Guerra Mundial) quando a Coreia do Sul (ocupada pelos Estados Unidos e aliados) reivindicaram a soberania sobre toda a península coreana, dando origem a futura Guerra da Coreia.

A Guerra da Coreia matou mais de 3 milhões de pessoas.

Efetivamente, a Guerra da Coreia nunca acabou. Na prática, Coreia do Norte e Coreia do Sul ainda estão em guerra, pois nunca assinaram um tratado de paz.

Coreia do Norte e Coreia do Sul são divididas por uma extensa faixa de terra chamada de Zona Desmilitarizada. Apesar do nome, a Zona Desmilitarizada é vigiada por soldados, binóculos e câmeras 24 por dia. Ela também é cercada por arame farpado.

Apesar da população de apenas 23 milhões de pessoas (praticamente igual a da região metropolitana da brasileira São Paulo), a Coreia do Norte possui o quarto maior exército do mundo.

Não existe internet e muito menos celulares na Coreia do Norte.

O salário médio de um norte-coreano é de U$ 6 por mês.

Para manter a cidade limpa, o governo baniu os cachorros de Pyongyang.

Os turistas que visitam a Coreia do Norte não podem tirar fotos de monumentos.

A melhor posição da Coreia do Norte em uma Copa do Mundo foi o 8º lugar na Copa realizada em 1 966, na Inglaterra.

Boa parte dos jogadores da Seleção norte-coreana de futebol pertence ao clube 25 de Abril, um time de futebol do exército.

Jong Tae-se, o principal jogador do time norte-coreano, nasceu no Japão e é filho de sul-coreanos.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%