loading...

10 previsões para o mundo daqui a 100 anos

loading...

O mundo muda a cada dia e para nós, seres humanos, essa mudança pode parecer quase imperceptível, afinal, estamos mudando juntamente com ele. A cada minuto e até mesmo cada segundo, passamos por uma nova fase da metamorfose que o planeta sofre desde o início de sua existência, afinal, como disse Lavoisier: “Na Natureza nada se cria, nada se perdem tudo se transforma”.

Há quem acredite nas previsões dos chamados “videntes”, mas não existe nem nunca existiu algo que comprove sua veracidade, quem chega mais perto de ser um “vidente real” são os futurologistas, que tem o trabalho de avaliar a situação atual do mundo, as evoluções do passado e só então, tentar chegar a uma conclusão do que pode ser possível acontecer daqui a 100 anos.

Depois de algumas pesquisas feitas para a rede de televisão do Reino Unido, BBC, em 2012, os futurologistas ingleses, Ian Pearson e Patrick Tucker, chegaram a algumas conclusões de um possível futuro para o nosso mundo daqui a 100 anos, aí vão algumas delas:

CRESCIMENTO DA AGRICULTURA

10-previsoes-para-o-mundo-daqui-a-100-anosNão é novidade que áreas rurais ficam cada vez mas pequenas enquanto a população mundial só cresce e daí surge o problema, como irá existir matéria prima no futuro para alimentar esse povo todo ou para a produção de alimentos industrializados? A maior das possibilidades é que as plantações invadam o mar, usando plantas geneticamente modificadas que possam aproveitar a água salgada e poupar a escassa água doce -natural- do futuro. Coitado de quem não gostar de comer peixe e frutos do mar…

COMUNICAÇÃO POR PENSAMENTO

10-previsoes-para-o-mundo-daqui-a-100-anosSegundo os futurologistas, é muito provável que a telepatia deixe de ser “coisa de cinema” e passe a ser realidade, afinal, existem vários avanços tecnológicos que apontam para esse caminho, o que acabará ajudando, e muito, deficientes afônicos (mudos). O que tornaria possível tal comunicação seriam chips nas cabeças (interna ou externamente) dos usuários, transmitindo impulsos entre cérebros que seriam interpretados como a fala.

CRIAÇÃO DE HOMENS BIÔNICOS IMORTAIS

10-previsoes-para-o-mundo-daqui-a-100-anosOs avanços da tecnologia e da genética andando de mãos dadas podem transformar essa ideia em realidade, afinal, hoje mesmo já é possível criar robôs que conseguem imitar bem movimentos humanos, basta encontrar uma maneira de dar-lhes autoridade suficiente para não precisarem de um controle remoto e ao mesmo tempo não pensarem em dominar o mundo como nos filmes do gênero.

CONTROLE DE METEOROLOGIA

10-previsoes-para-o-mundo-daqui-a-100-anosPoder assistir a previsão meteorológica na televisão e ter certeza de que eles estão certos parece ser algo muito plausível para o futuro, pois, estudos já apontam possíveis maneiras de criar uma chuva artificial. Daqui a algumas décadas, talvez, será possível induzir a natureza a fazer chover para preservar um fim de semana de sol, só não temos certeza se esse controle será possível também sobre furacões, tornados, e outras atividades meteorológicas.

SAÚDE MANTIDA POR NANO ROBÔS

10-previsoes-para-o-mundo-daqui-a-100-anosJá imaginou se todo o trabalho dos médicos que correm o risco de cometerem erros fosse anulado por nano robôs em nosso organismo cuidando de nossa saúde o tempo todo? Segundo os futurologistas, isso não é impossível! A única coisa que pode barrar essa possibilidade é o tempo, afinal, não podemos saber se a nanotecnologia, que ainda engatinha, poderia se desenvolver tanto em míseros cem anos.

O MUNDO SÓ FALARIA INGLÊS, ESPANHOL OU MANDARIM

10-previsoes-para-o-mundo-daqui-a-100-anosSe você lembra das aulas de história, é provável que o seu professor já tenha dito que muitas línguas acabaram sumindo com o tempo, um bom exemplo é o tupi guarani aqui no Brasil, são poucas as tribos que falam o idioma, em pouco tempo, ela deixará de existir, assim como o português, o holandês, o russo e outras línguas que costumam ser faladas somente em seu país de origem ou em países que foram por ela colonizados. Como não existe um lugar no mundo onde não exista pelo menos uma pessoa que saiba falar inglês ou espanhol e pôr o mandarim ser uma das línguas mais antigas da atualidade, é provável que somente estas sejam as sobreviventes.

FRAGMENTAÇÃO DOS EUA

10-previsoes-para-o-mundo-daqui-a-100-anosO estado da Califórnia, talvez acabe começando uma “desunião” nos EUA, afinal, ele é estado mais rico e populoso do país e leva muitos outros nas costas por isso. Uma pressão econômica em um futuro não muito distante pode acabar em uma emancipação da costa leste e consequentemente a criação de um novo país, totalmente independente (o qual o estado da Califórnia já tem praticamente total condição de ser).

ACESSO DIRETO AO ESPAÇO

10-previsoes-para-o-mundo-daqui-a-100-anosComo o mundo estará sofrendo uma superpopulação, transformar outros planetas do nosso sistema solar (ou talvez até de outros) um lugar habitável é algo que possa acabar se tornando não somente possível, mas também necessário. Para facilitar a viagem de ida e volta ao espaço, estações que seriam uma espécie de “elevadores” poderiam transportar as pessoas rapidamente da terra para o espaço.

MUSEUS DE ECOSSISTEMAS

10-previsoes-para-o-mundo-daqui-a-100-anosA natureza como conhecemos hoje tem um tempo curto na terra, e não são somente os futurologistas que estão prevendo algo do tipo. Ecossistemas poderão, sim, fazer parte de museus, assim como são reproduzidos habitats do período -por exemplo- jurássico hoje em dia. Isso certamente não traria nada de positivo à natureza, que acabaria perdendo várias espécies de animais e causar um possível desbalanceamento na cadeia alimentar, o que nos basta é esperar para ver se até isso será controlável no futuro.

FLEXIBILIZAÇÃO DO CASAMENTO

10-previsoes-para-o-mundo-daqui-a-100-anosAquela velha história de “até que a morte os separe” pode acabar perdendo valor no futuro, tornando-se um contrato de algumas décadas e perdendo o seu valor vitalício, algo que acabará combinando mais com o aumento da expectativa de vida mundial. A preferência será dar um prazo (renovável) para o casamento, dessa maneira, os conflitos de divórcios poderão ser evitados, assim como a falência de um dos lados devido a pensões e processos. Sem contar com o fato de que pessoas dificilmente ficarão com o mesmo parceiro por mais de 50 anos se o amor não for realmente verdadeiro.

loading...